Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nova Zelândia prolonga estado de emergência por mais uma semana

O estado de emergência instaurado depois do violento terremoto de 4 de setembro em Christchurch, segunda cidade da Nova Zelândia, foi prolongado por uma semana, anunciou um funcionário do Ministério da Defesa Civil, após a forte réplica na quarta-feira.

“Acabamos de saber que o estado de emergência foi prolongado uma semana mais em Christchurch”, disse o funcionário do ministério.

Ele não pôde informar, no entanto, se a prorrogação foi uma consequência direta da réplica de magnitude 5 que sacudiu a cidade na manhã de quarta-feira, hora local.

O estado de emergência, decretado após o tremor de magnitude 7 do sábado, expiraria às 12h00 locais de quarta-feira (21h00 de terça, hora de Brasília).

A réplica foi sentida às 07h49 locais de quarta-feira (16h49 desta terça, hora de Brasília) e levou às ruas vizinhos assustados, cortou a precária corrente elétrica e fez ruírem fragmentos de prédios danificados.

As autoridades fecharam um túnel de 1,9 km entre Christchurch e o vizinho porto de Lyttleton, após aparecerem fissuras.

Os serviços médicos informaram que a réplica causou ferimentos superficiais em algumas pessoas, mas nenhum ferido grave.

O terremoto de sábado não provocou vítimas fatais.

(com Agência France-Presse)