Clique e assine com 88% de desconto

Nova Zelândia escolhe possível substituta para a bandeira nacional

Resultados preliminares de referendo apontam que emblema preto, azul e branco foi o mais votado entre cinco opções

Por Da Redação - 11 dez 2015, 08h58

Em março de 2016, os cidadãos da Nova Zelândia vão decidir se querem que a bandeira do país seja trocada. O emblema atual é muito semelhante ao da Austrália – ambos têm fundo azul e a bandeira da Grã-Bretanha em um dos cantos superiores -, o que gera descontentamento nas duas ex-colônias britânicas. Caso os neozelandeses decidam ter uma nova bandeira, é provável que ela seja azul, preta e branca, já que essa opção foi a mais votada por um referendo realizado no país, segundo resultados preliminares divulgados nesta sexta-feira.

Leia também:

Escolha da nova bandeira da Nova Zelândia entra na reta final

Sugestões ‘peculiares’ para bandeira da Nova Zelândia

Publicidade

De 20 de novembro até essa sexta-feira, a população pôde escolher em uma entre cinco opções de novas bandeiras nacionais. Segundo a comissão eleitoral, dos 552 827 primeiros votos contabilizados, pouco mais da metade optou pela chamada Silver Fern (ou Samambaia de Praia) azul, preta e branca. Se a candidata de fato for a escolhida pelos neozelandeses, vai disputar a vaga de bandeira nacional contra o atual emblema no referendo de março.

O resultado ainda pode mudar, já que a segunda colocada, que tem o mesmo desenho da primeira, mas com as cores azul, vermelho e branco, teve até agora 49% dos votos.

A iniciativa de mudar a bandeira da Nova Zelândia começou há sete meses, quando o primeiro-ministro, John Key, convidou os cidadãos a enviarem possíveis candidatas à eleição – ao todo, houve mais de 10 000 inscrições.

(Da redação)

Publicidade