Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nova vice-presidente do governo espanhol acumula ‘poder inédito’

A vice-presidente do novo governo conservador espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, de 40 anos, foi investida de um “poder inédito” depois que o chefe do executivo, Mariano Rajoy, decidiu transferir os serviços de inteligência a um dos ministérios que ela ocupa.

Pela primeira vez desde o retorno da democracia à Espanha, em 1978, os serviços secretos espanhóis deixarão de depender da Defesa para serem controlados pelo ministério da Presidência, segundo uma decisão oficial publicada no boletim oficial do Estado.

“O Centro Nacional de Inteligência (…) fica ligado ao Ministério da Presidência”, estabelece um decreto real que reestrutura os departamentos ministeriais do governo formado nesta semana, constituído por 13 ministros, dos quais apenas quatro são mulheres.

Membro mais jovem do executivo, Soraya Sáenz de Santamaría, mão direita de Rajoy, de 56 anos, concentra os cargos de vice-presidente do governo, de ministra da Presidência e ministra porta-voz.

“Rajoy concentra em Santamaría um poder inédito ao receber o CNI”, intitulava nesta sexta-feira na capa o jornal El País.

“Soraya será a mulher com mais poder da democracia”, destacava o La Vanguardia, enquanto o El Mundo ressaltava que “Sáens de Santamaría controlará todo o poder político e dela dependerão os serviços secretos”.