Clique e assine com 88% de desconto

Nova pesquisa indica empate técnico entre Hillary e Trump

O candidato republicano aparece com 45% das intenções votos no levantamento da CNN/ORC, enquanto a democrata tem 43%

Por Da redação - Atualizado em 6 set 2016, 11h59 - Publicado em 6 set 2016, 11h58

A nove semanas da eleição presidencial nos Estados Unidos, o empate técnico entre Hillary Clinton e Donald Trump volta a aparecer nas pesquisas. Em levantamento da CNN/ORC, divulgado nesta terça-feira, o republicano lidera a corrida por apenas dois pontos porcentuais, com 45% dos votos, contra 43% da democrata. A diferença entre os candidatos é menor do que margem de erro, de 3,5 pontos porcentuais (para mais ou para menos).

Trump e Hillary vêm dividindo o topo das pesquisas nos últimos dois meses, com a ex-secretária de Estado tomando a frente em mais vezes do que o magnata. No início de agosto, logo após a Convenção Democrata, Clinton chegou a ficar 8 pontos à frente de Trump no levantamento da CNN/ORC. A vantagem provisória, comum depois do anúncio oficial da candidatura, não se manteve, mesmo com a lista crescente de polêmicas por parte do republicano.

Leia também:
“Sou alérgica a Trump”, brinca Hillary Clinton
Eleições nos EUA: quem as celebridades apoiam?
Trump tira diferença de 7 pontos e alcança Hillary nas pesquisas

O candidato libertário Gary Johnson e a represente do Partido Verde americano, Jill Stein, também aparecem na pesquisa mais recente da CNN/ORC, com 7% e 2% dos votos respectivamente. Apesar do número significativo de votos em relação a eleições anteriores, Johnson não está perto de seu objetivo: alcançar 15% nas pesquisas, para poder participar de debates eleitorais.

Clinton continua vitoriosa entre as mulheres, com 53% dos votos contra 38% de Trump, e entre os eleitores com menos de 45 anos, com 54% contra 29%. Já entre os homens é o republicano que faz sucesso, com 54% contra 32%. A população branca também prefere Trump, que tem 55% contra 34%, enquanto os negros e pardos apoiam largamente Hillary (71% contra 18%). A pesquisa da CNN/ORC foi realizada por telefone, entre 1º e 4 de setembro, com uma amostra de 1.001 adultos.

Publicidade