Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Noruega eleva para ‘provável’ nível de alerta para ato terrorista

Decisão foi tomada após prisão de um jovem russo de 17 anos com artefato explosivo no centro da capital Oslo; na sexta, vizinha Suécia foi alvo de atentado

Os serviços de segurança da Noruega subiram neste domingo o nível de alerta do país para atentados terroristas depois de prender um russo de 17 anos acusado de colocar um artefato explosivo no centro de Oslo, capital do país.

O alerta, que antes estava na categoria “possível”, subiu um degrau e passou para “provável”, devido, entre outros fatores, a um risco de contágio após os ataques ocorridos na França, Reino Unido, Alemanha e Rússia, e, principalmente, do atentado na sexta-feira em Estocolmo, capital da vizinha Suécia, que deixou quatro mortos e 15 feridos.

O novo nível de alerta estará em vigor por dois meses. “Não está claro se o jovem de 17 anos teve a intenção de cometer um ataque terrorista e se agiu sozinho”, declarou a diretora do PST (serviço de segurança da Noruega), Benedicte Bjørnland.

Os agentes encontraram o artefato no bairro de Grønland, uma área muito movimentada da capital norueguesa, onde os bares e restaurantes foram evacuados. O esquadrão antibombas da polícia de Oslo disse que o dispositivo tinha cerca de 30 centímetros e parecia capaz de causar apenas uma quantidade limitada de danos.

A advogada do acusado, Aase Karine Sigmond, negou as acusações e as informações publicadas pelos meios de comunicação de que o jovem simpatiza com o grupo jihadista Estado Islâmico. O suspeito vive na Noruega desde 2010 e entrou com pedido de asilo.

A polícia da região nórdica está em estado de alerta após um caminhão ter sido atirado em direção a uma multidão em Estocolmo, no que os investigadores disseram parecer um ataque terrorista realizado por um simpatizante do Estado Islâmico.

(Com Agências de Notícias)