Netanyahu diz que guerra entrou na segunda fase: ‘Será longa e difícil’
Primeiro-ministro de Israel classificou como "hipócritas e mentirosos" os que acusam o país de cometer crimes de guerra
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado, 28, que a guerra contra o Hamas entrou em seu “segundo estágio” após a incursão terrestre em Gaza. Foi a primeira vez que o premiê participou de uma coletiva de imprensa e respondeu perguntas dos jornalistas desde o início do conflito.
“A guerra na Faixa de Gaza será difícil e longa”, declarou. “Nós temos um objetivo principal: abater o inimigo e garantir nossa existência”, completou. Netanyahu disse ainda que o governo aprovou por unanimidade a ampliação da invasão do território palestino e classificou como “hipócritas e mentirosos” os que acusam Israel de cometer crimes de guerra.
O ministro da Defesa, Yoav Gallan, disse que o país não tem interesse em expandir a guerra, mas afirmou que a operação terrestre pode ajudar a trazer os reféns de volta.
As Forças de Defesa de Israel anunciaram o avanço da incursão terrestre na sexta-feira. Bombardeios na madrugada deste sábado, 28, destruíram centenas de prédios em Gaza. Enquanto isso, os palestinos enfrentam um apagão quase total dos serviços de internet e telefonia, dificultando a chegada de ambulâncias e atendimento de emergência aos feridos, segundo a OMS. O grupo palestino Hamas prometeu responder aos ataques com “força total”.