Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nelson Mandela se muda para povoado onde cresceu

Nairóbi, 28 mai (EFE).- O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela se mudará amanhã de Johanesburgo à uma localidade de Qunu, povoado onde passou sua infância, informou nesta segunda-feira a Presidência sul-africana em comunicado.

Segundo o texto, Mandela, prêmio Nobel da Paz de 1993, se mudou por uma curta temporada da sua casa de Houghton, em Johanesburgo, enquanto sua residência em Qunu era reformada.

De acordo com o comunicado, Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul e líder da luta contra o apartheid, tinha vontade de voltar a Qunu.’Ele vive indistintamente nas duas residências segundo seus desejos’.

‘Madiba (nome do clã de Mandela em língua xhosa e com o qual é conhecido popularmente) está com uma boa saúde e transmite constantemente apoio e bons desejos a milhões de sul-africanos e gente de todo o mundo’, disse o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, no texto.

Nelson Mandela chegou à Presidência da África do Sul em 1994, após as primeiras eleições democráticas do país, se tornando o primeiro presidente negro da nação.

O político foi libertado em 1990, após 27 anos na prisão por sua luta contra o regime de segregação racial imposto pela minoria branca sul-africana. EFE