Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Nelson Mandela está lutando em seu “leito de morte, diz filha

Makaziwe afirmou que, mesmo frágil, o pai ainda se mostra “forte e corajoso”

Por Da Redação 4 dez 2013, 18h31

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está lutando em seu “leito de morte”, afirmou sua filha mais velha, Makaziwe, à rede pública de TV SABC. “Tata ainda está conosco, muito forte, (…) muito valente, mesmo sem uma aparência melhor, em seu leito de morte. Acho que ele sempre nos ensina alguma coisa: a termos mais paciência, amor, tolerância”, disse. “Cada momento, cada minuto com ele me assombra. Às vezes não acredito que sou filha desse homem que é tão forte, tão lutador”.

Aos 95 anos, Mandela passou quase três meses internado em um hospital em Pretória para tratar de uma recorrente infecção pulmonar. Ele teve alta em setembro e passou a receber cuidados médicos em sua casa em Johanesburgo.

Leia também:

Membros de complô para matar Mandela são condenados à prisão

As últimas informações sobre o estado de saúde de Mandela não foram animadoras. Sua ex-mulher, Winnie Madikizela-Mandela, disse recentemente que o prêmio Nobel da Paz se comunica apenas por sinais. “Ele não pode articular palavras por causa de todos os tubos em sua boca para drenar os pulmões. Os médicos afirmaram que esperam que ele recupere a voz”. Winnie, contudo, destacou que Mandela respira sem a ajuda de aparelhos, contrariando as versões oficiais dadas pelos médicos anteriormente.

Vídeo: Itens de Mandela são leiloados por US$ 95 mil

Os comunicados emitidos frequentemente pela Presidência sobre a saúde de Mandela repetem que a situação é “crítica mas estável”.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade