Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negociações com Israel estão paradas, diz líder palestino

Mahmoud Abbas, se encontrou com novo presidente egípcio, Mohammed Mursi, e afirmou que não há evolução nos diálogos desde 2010

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, afirmou nesta quarta-feira que “as portas estão fechadas para um processo político com Israel”. A declaração ocorreu após se reunir com o governante egípcio, Mohammed Mursi. Segundo ele, “não há negociações bilaterais, mas meras relações entre ambas as partes”.

O Egito foi o responsável por intermediar as negociações nos últimos anos, mas os diálogos com Israel foram paralisados em setembro de 2010, quando os palestinos se retiraram das negociações devido à recusa israelense de interromper a construção de assentamentos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia.

Além de discutir processo de paz com Israel, os dois líderes também conversaram sobre os esforços realizados para conseguir que os palestinos tenham uma nação ndependente. No encontro, também foi abordada a crise econômica que sofre a ANP e as ajudas que alguns países árabes, como a Arábia Saudita, fornecem à instituição.

Abbas, que chegou no Egito na terça-feira, realiza sua primeira visita ao país desde que Mursi assumiu a presidência, em 30 de junho. A viagem coincide com a do líder do Hamas, Khaled Meshaal, que se reuniu nesta quarta com o chefe dos serviços secretos do Egito, Murad Muafi.

Leia mais:

Israel x Palestina: dos dois lados do muro

Sderot, a cidade blindada que vive à espera de um ataque

Vidas que levam as marcas da Segunda Intifada

‘Não queremos nosso povo morto’, afirma Defesa de Israel

Sobre judeus e árabes: boas cercas fazem bons vizinhos?

Traumas na vida de dois soldados: israelense e palestino

(Com agência EFE)