Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Naufrágio de balsa com imigrantes mata 5 ao sul da ilha italiana de Lampedusa

Roma, 17 mar (EFE).- Ao menos cinco pessoas morreram neste sábado no naufrágio de uma balsa com 50 imigrantes a bordo, ao sul do litoral da ilha italiana de Lampedusa, informou a imprensa local.

Pelas primeiras informações, a embarcação havia saído da Líbia e os cinco ocupantes teriam morrido durante a travessia.

A embarcação foi socorrida por duas lanchas da Polícia Fiscal e pela Guarda Costeira italianas após o pedido de ajuda feito pelos ocupantes por telefone via satélite, quando estavam a 70 milhas ao sul de Lampedusa, em águas internacionais de competência líbia.

Na sexta-feira, outra embarcação com 54 imigrantes a bordo conseguiu fazer a travessia e chegar à ilha de Lampedusa.

O pequeno território insular, situado no Mar Mediterrâneo, é considerado por muitos como a porta de entrada à Europa pela proximidade com a costa africana.

Em 2011, após a explosão das revoltas populares no norte da África em países como Tunísia e Líbia, a ilha recebeu um grande fluxo de imigrantes que tentavam fugir para a Europa, episódio que colocou a localidade em situação de emergência.

Dados do Ministério do Interior italiano revelam que entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2011 chegaram ao litoral do país 48.036 imigrantes, a maioria de líbios e tunisianos. EFE