Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mursi irá à A.Saudita em sua 1ª viagem internacional como presidente egípcio

Cairo, 7 jul (EFE).- O presidente do Egito, Mohammed Mursi, viajará na próxima quarta-feira à Arábia Saudita em sua primeira visita oficial ao exterior desde que assumiu o cargo, em 30 de junho passado, informou neste sábado a agência oficial de notícias ‘Mena’.

O embaixador saudita no Cairo, Ahmad al-Qattan, explicou que a viagem de Mursi responde a um convite do rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, para reforçar os laços bilaterais entre os dois países.

O diplomata fez o anúncio após ser recebido neste sábado por Mursi no Palácio Presidencial de Masr el-Gedida, no leste do Cairo.

Qattan antecipou que, durante sua estada na Arábia Saudita, Mursi se reunirá com o rei Abdullah, o príncipe herdeiro Salman e outros altos funcionários sauditas. Também está previsto que o presidente egípcio cumpra com os ritos da Umrah – a pequena peregrinação a Meca.

Segundo Qattan, os laços entre Cairo e Riad são importantes para lidar com a difícil situação que vivem alguns países árabes.

O diplomata também assinalou que o programa de respaldo econômico saudita ao Egito foi totalmente cumprido antes do anúncio dos resultados das eleições presidenciais egípcias, no dia 24 de junho passado.

Desde a revolução egípcia que derrubou Hosni Mubarak em fevereiro de 2011, Riad depositou US$ 1 bilhão no Banco Central egípcio para fortalecer a divisa egípcia e doou outros US$ 500 milhões às autoridades para respaldar a economia. EFE