Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Muro da mansão de Zuckerberg no Havaí irrita moradores locais

Apesar de criticar a construção de "muros no mundo" no passado, o bilionário preferiu se isolar em sua propriedade na ilha Kauai

O CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, decidiu construir um muro ao redor de sua propriedade de 100 milhões de dólares em Kauai, no Havaí, para ter mais privacidade. A obra, no entanto, está sendo criticada pelos vizinhos por bloquear a vista da região e a brisa do mar.

“É horrível. É triste que alguém chegue, compre um terreno de tamanho considerável e tire a vista que sempre esteve disponível para toda a comunidade por anos”, disse Gyl Hall, morador de Kauai. “É um sentimento opressivo. O muro é imenso”, criticou o nativo.

A propriedade de Zuckerberg, cercada pelo muro, é de 3 quilômetros quadrados, quase o dobro da área do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Um grupo de pedreiros e engenheiros trabalha no local para construir o muro de pedras de 1,80 metro, segundo o jornal local West Hawaii Today. O bilionário do Facebook comprou a propriedade em 2014, na mais antiga e a quarta maior ilha do arquipélago do Havaí.

A história tem seu lado irônico: em abril de 2016, na conferência de desenvolvedores de sua rede social, Zuckerberg criticou com veemência a proposta do candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, de construir um muro para impedir a entrada de imigrantes. “Estou começando a ver pessoas ao redor do mundo contra a ideia de um mundo conectado, de uma comunidade global. Ouço vozes que difundem o medo e pedem para construir muros e distanciar as pessoas que chamam de ‘outros'”, declarou na ocasião.

Leia também:

Zuckerberg critica construção de muros e propostas anti-imigração

Pelo jeito, Mark também pretende ficar longe dos “outros” de Kauai. Shawn Smith, gerente da imobiliária Falko Partners, que vendeu o terreno a Zuckerberg, afirmou que a proposta da construção é diminuir o barulho vindo da estrada. “A barreira de som segue todas as regulamentações do país e o nosso time está comprometido em assegurar que qualquer desenvolvimento seja consistente com a paisagem e o ambiente locais, além de respeitoso com os vizinhos”, disse Smith ao West Hawaii Today.

A moradora Shosana Chantara disse que esperava que o empresário conversasse com a comunidade antes da construção, apesar de sua agenda cheia. “É uma ilha linda e as pessoas se preocupam com as outras. Isso deveria incluir Mark”, comentou.

Muro construído em uma propriedade de Mark Zuckerberg no Havaí Muro construído em uma propriedade de Mark Zuckerberg no Havaí

Muro construído em uma propriedade de Mark Zuckerberg no Havaí (/)

(Com ANSA)