Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mulher que invadiu Congresso esperava vender laptop de Pelosi para Rússia

Riley Williams, de 22 anos e que esteve presente na invasão do Capitólio, foi presa pelo FBI após ter sido denunciada por um ex-parceiro

Por Da Redação
Atualizado em 19 jan 2021, 12h34 - Publicado em 19 jan 2021, 12h09

A americana Riley Williams, de 22 anos, foi presa pelo FBI nesta terça-feira, 19, acusada de supostamente tentar vender um computador roubado do gabinete da presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, durante a invasão ao Capitólio há duas semanas. Segundo os investigadores, ela tinha objetivo de vender as informações contidas no dispositivo para a Rússia.

De acordo com a denúncia do FBI, Williams foi vista em fotos e vídeos em frente ao gabinete de Pelosi. O departamento americano, no entanto, afirmou que não ficou claro se o computador pertencia a presidente da Câmara ou a um dos membros do gabinete.

O FBI chegou a Williams, que mora na Pensilvânia, através de uma denúncia de um “ex-parceiro amoroso” dela. Essa testemunha, identificada apenas como “W1” na denúncia, disse que o objetivo da invasora era enviar o computador a um amigo na Rússia para vendê-lo à agência de Inteligência daquele país.

Essa venda “fracassou por razões desconhecidas e Williams ainda está com o aparelho ou o destruiu”, afirmou a testemunha em declaração sob juramento.

Continua após a publicidade

No dia 6 de janeiro, enquanto deputados e senadores certificavam os resultados das eleições durante uma sessão presidida pelo vice-presidente, Mike Pence, apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o Congresso por considerarem fraudulento o resultado do pleito, vencido pelo democrata Joe Biden. Ao todo, cinco pessoas morreram, incluindo um policial.

Trump, por sua vez, teve o segundo impeachment aprovado pela Câmara, o primeiro presidente da história do país a ter sido condenado duas vezes no mesmo mandato pelos parlamentares. Ele é acusado de ter incitado violência em um discurso antes da invasão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.