Pela 1ª vez, negra estampa símbolo da liberdade em moeda
Vestindo uma toga e uma coroa de estrelas, ela representa o patriotismo americano
Pela primeira vez na história americana, a Casa da Moeda dos Estados Unidos vai lançar uma moeda comemorativa dos seus 225 anos com uma mulher negra estampada como símbolo da Liberdade. Vestindo uma toga e uma coroa de estrelas, ela representa o patriotismo americano. A moeda será produzida em ouro 24 quilates, com valor facial de 100 dólares (300 reais).
Segundo um comunicado da Casa da Moeda, “ela foi criada para retratar a liberdade alegórica, em uma variedade de formas contemporâneas, para refletir a diversidade cultural étnica dos Estados Unidos.” Até que a nova moeda projetada por Justin Kunz fosse revelada, a Liberdade sempre foi retratada como uma mulher branca.
“À medida que nós continuamos a evoluir como nação, o mesmo acontece com a representação da Liberdade”, disse Elisa Basnight, representante da Casa da Moeda local. De acordo com ela, futuras representações da Liberdade terão desenhos para representar os americanos asiáticos, hispânicos americanos, e americanos indianos, entre outros.