Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mujica fará visita privada ao Brasil para visitar Lula

Montevidéu, 16 jan (EFE).- O presidente do Uruguai, José Mujica, viajará nesta terça-feira ao Brasil em visita privada para saudar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu amigo pessoal, que faz tratamento contra um câncer de laringe, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

Mujica partirá de Montevidéu no início da manhã em um avião de linha regular acompanhado por sua esposa, a senadora Lucía Topolansky, com destino a São Paulo.

O líder uruguaio se reunirá com Lula em um hotel para um almoço e para conversar sobre o andamento da recuperação do ex-presidente, assim como para transmitir uma mensagem de apoio ao amigo.

Pela tarde, Mujica terá uma agenda privada que inclui a visita a vários museus da capital paulista.

Fontes da Presidência uruguaia disseram à Agência Efe que, em princípio, Mujica não pretende se encontrar com empresários brasileiros para pedir invistimentos no Uruguai, como se tinha especulado num primeiro momento. Ele voltará a Montevidéu na mesma noite.

Ex-guerrilheiro e preso em duras condições durante a ditadura que governou o Uruguai entre 1973 e 1985, Mujica mantém amizade com Lula desde que o brasileiro era líder sindical e iniciava sua carreira política. EFE