Mubarak será transferido para hospital militar, diz TV estatal
Saúde do ex-ditador se deteriora desde que ele chegou à prisão de Tora

A justiça egípcia ordenou nesta quinta-feira a transferência do ditador Hosni Mubarak da prisão de Tora, no Cairo, para um hospital militar, onde receberá tratamento médico, informou a TV estatal Nile, sem detalhar seu estado de saúde. Mubarak, de 84 anos, cumpre pena de prisão perpétua desde junho do ano passado por cumplicidade na morte de manifestantes durante a revolta que derrubou seu governo, em fevereiro de 2011, após três décadas de ditadura. Mais de 800 pessoas morreram em choques com as forças de segurança de Mubarak.
Desde o ingresso do ditador na prisão de Tora, sua saúde se deteriora. Ele chegou a entrar em coma após sofrer uma trombose cerebral, correndo o risco de não recuperar todas as suas capacidades intelectuais e físicas, além de sofrer sequelas na capacidade de concentração e na visão.
Porém, um mês após a sua transferência a um hospital militar do Cairo e uma melhora em seu estado de saúde, a procuradoria do Egito ordenou o retorno do ditador à prisão. Em junho de 2012, o islamita Mohamed Mursi foi eleito presidente do Egito.