Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mosaico de ‘milhares de anos’ é encontrado em antiga cidade romana na Inglaterra

Arqueólogos acreditam que arte data do século II e fazia parte de uma grande sala, provavelmente em uma propriedade de uma família rica

Por Paula Freitas Atualizado em 14 ago 2024, 16h27 - Publicado em 14 ago 2024, 15h53

Um mosaico “escondido por milhares de anos” foi encontrado bem preservado no início deste mês em Wroxeter, antiga cidade romana na Inglaterra. Com peixes e golfinhos em pedras brancas, vermelhas, azuis e amarelas, a arte data do século II e fazia parte de uma grande sala, provavelmente em uma propriedade de uma família rica, acreditam os arqueólogos envolvidos na escavação. É a primeira descoberta em Wroxeter desde 1859.

“As partes inferiores da parede da sala de mosaico estão intactas e ainda carregam seu reboco pintado original”, disse a Vianova Arqueologia, que participou do processo, em comunicado. “O mosaico provavelmente data do século II e sobrevive porque o edifício foi remodelado mais tarde, provavelmente no final do século III ou IV, quando a sala foi preenchida com entulho de construção para levantar o interior da casa (possivelmente para combinar com a altura aumentada das ruas adjacentes).”

Win Scutt, curador sênior de propriedades da English Heritage, uma organização pública beneficente que administra o local, disse à emissora americana CNN que o mosaico “está muito de acordo com o gosto da época, então essa é uma pessoa que entende de moda e sabe o que colocar em seus mosaicos, ela está em sintonia com a cultura”. Ou seja, tratava-se da residência de uma pessoa costumada a “receber convidados ricos” e que estava “determinada a impressionar” os visitantes.

+ O que Roma Antiga, Musk e Zuckerberg têm em comum? Autor explica a VEJA

Continua após a publicidade

Outras descobertas

Além do mosaico, os especialistas encontraram um “santuário ou mausoléu” que pode ter “guardado os restos mortais de um indivíduo importante na história mais antiga de Wroxeter – possivelmente alguém associado à antiga fortaleza legionária ou talvez um pai fundador da nova cidade”, acrescentou o informe. Eles também descobriram um enorme edifício monumental de 50 metros, localizado em uma das principais ruas de Wroxeter.

“Acredita-se que o bloco onde a escavação ocorreu era o local do principal templo público da cidade. Nenhuma evidência direta de um templo foi encontrada, mas uma série de vasos de cerâmica completos e quebrados desta parte do local podem ser evidências de oferendas de adoradores a qualquer deus ou deuses que fossem venerados nas proximidades”, conclui a Vianova Arqueologia.

A escavação faz parte de um amplo projeto da English Heritage que conta com a participação de especialistas da Universidade de Birmingham e da Albion Arqueologia. Segundo o comunicado,  30 arqueólogos, incluindo 20 estudantes e voluntários, permaneceram entre julho e agosto no local.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.