Mortos chegam a 300 e habitantes começam a fugir

A explosão de violência no Quênia já deixou mais de 300 mortos e 70 000 desabrigados e milhares de pessoas começam a fugir do país. O presidente reeleito Mwai Kibaki chamou os parlamentares da oposição para um encontro na capital Nairóbi, na tentativa de apaziguar o país. A onda de violência é a mais grave registrada no país nos últimos 25 anos e começou depois do resultado da eleição, no domingo – a oposição e até organismos internacionais colocaram em dúvida a lisura do pleito.
Um comunicado lido na manhã desta quarta pelo ministro Kivutha Kibwana acusou o partido do rival Raila Odinga de genocida. “Está ficando claro que esses atos de genocídio e limpeza étnica no Quênia foram planejados, financiados e ensaiados pelos líderes do Movimento Democrático Laranja, de Raila Odinga, antes das eleições”, afirmou. A oposição lança as mesma acusações ao partido do presidente eleito. Eles alegam que mais de 1 milhão de votos foram fraudados.
Êxodo e violência – Autoridades do vizinho Uganda informaram que centenas de membros da etnia Quicuio – a maior do Quênia e a mesma do presidente reeleito – já cruzaram a fronteira desde domingo fugindo dos assassinatos. Na cidade de Eldoret ocorreu o massacre em uma igreja nesta terça, em que pelo menos 50 pessoas, a maioria crianças, morreram queimadas dentro do prédio.
Repercussão – Comunidades internacionais já pronunciaram seus pedidos de paz e também a dúvida em relação á idoneidade das eleições. O ministro britânico de Relações Exteriores, David Miliband e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmaram em nota conjunta que “há relatórios independentes sobre sérias irregularidades na contagem dos votos”. Eles pediram um “intenso processo legal e político” para dar fim à crise.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.