Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre o diretor do jornal francês ‘Le Monde’, Erik Izraelewicz

Vítima de infarto, ele dirigia a publicação desde fevereiro do ano passado

O diretor do jornal francês Le Monde, Erik Izraelewicz, morreu nesta terça-feira, aos 58 anos, vítima de um infarto, informou a própria publicação. Após sentir-se indisposto na tarde do dia anterior, o jornalista foi levado da redação do jornal a um hospital, onde foi internado.

Em nota assinada pelo diretor-executivo do Monde, Izraelewicz é descrito como “um dos poucos profissionais que poderiam combinar profissionalismo, talento, independência e rigor” e que possuía “uma rara capacidade de ouvir e um senso de humor que fez a nossa vida mais leve”.

Izraelewicz dedicou a maior parte de sua carreira ao jornalismo econômico e chegou a dirigir os dois grandes jornais financeiros do país, Les Echos e La Tribune. Ele começou a carreira no Monde em 1986 e passou pelos cargos de chefe de reportagem e editor de economia entre 1988 e 1991. Em janeiro de 2000, deixou o jornal para atuar como editor e colunista do Les Echos.

Em 2008, foi para La Tribune. Em fevereiro de 2011, voltou ao Monde como diretor, em substituição de Eric Fottorino, coincidindo com a chegada dos novos proprietários do jornal, Pierre Bergé, Matthieu Pigasse e Xavier Niel.

(Com agência EFE)