Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre Harry Morgan, ator da série ‘M.A.S.H’

Los Angeles (EUA), 7 dez (EFE).- O americano Harry Morgan, ator da famosa série ‘M.A.S.H’, onde interpretou o coronel Potter, morreu nesta quarta-feira em Los Angeles, na Califórnia, aos 96 anos, informou o site da revista ‘The Hollywood Reporter’.

Esse papel foi o mais relevante de sua carreira e lhe valeu um prêmio Emmy em 1980 graças ao humor seco e às respostas cortantes de seu personagem. Morgan conseguiu outras dez indicações ao prêmio por seu papel coadjuvante.

‘Era um tipo firme’, disse o ator em entrevista em 2004 sobre o personagem que o tornou um ícone da sociedade americana e que interpretou de 1974 a 1983. ‘Era um bom oficial e tinha um bom senso de humor. Acho que é o melhor papel da minha carreira’, acrescentou.

O capítulo final da série se manteve durante 27 anos como o programa mais visto da televisão nos Estados Unidos.

Morgan apareceu em 11 séries, inclusive ‘Dragnet’ (1967-70), onde deu vida a Bill Gannon, outro de seus personagens mais lembrados.

Segundo o jornal ‘New York Times’, o ator tinha mais de cem filmes no currículo, entre eles muitos westerns, inclusive ‘O Último Pistoleiro’, último filme de John Wayne.

Morgan foi casado com Eileen Detchon durante 45 anos até a morte dela em 1985. Um ano depois se casou com Barbara Quine. Teve quatro filhos, três deles com sua primeira esposa. EFE