Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Monti cita como objetivos sanear economia e retomar crescimento da Itália

Por Da Redação 13 nov 2011, 17h16

Roma, 13 nov (EFE).- O economista e ex-comissário europeu Mario Monti, encarregado de formar um novo governo na Itália, disse neste domingo que os objetivos de seu Gabinete, que será formado em breve, são recuperar a economia do país e fazê-la voltar a crescer.

Monti deu esta declaração poucos minutos depois de o presidente Giorgio Napolitano lhe dar a missão de formar um novo governo, após a renúncia de Silvio Berlusconi, ocorrida no sábado.

‘A Itália deve voltar a sanear sua economia e a retomar o caminho do crescimento. É algo que devemos a nossos filhos, aos quais temos que dar um futuro concreto de dignidade e esperança’, disse Monti em entrevista coletiva.

Monti acrescentou que a Itália, ‘neste momento de particular dificuldade’, deve vencer ‘o desafio do resgate financeiro e tem que voltar a ser elemento de força de uma União Europeia da qual é uma das fundadoras e da qual deve ser protagonistas’.

Monti acrescentou que tem como objetivo sanear a situação financeira e recuperar o crescimento do país, e acrescentou que a Itália deve alcançar estas metas com um esforço comum.

O economista, recém nomeado senador vitalício, se comprometeu a dar forma ao novo governo ‘em breve’, mas não especificou uma data e nem antecipou nomes de ministros, explicando apenas que nas próximas horas se reunirá com as forças políticas italianas. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade