Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Monti anuncia integrantes do novo governo da Itália nesta quarta

Por Da Redação 15 nov 2011, 15h42

Roma, 15 nov (EFE).- O economista e ex-comissário europeu Mario Monti anunciará nesta quarta-feira a lista de ministros que vão compor o novo governo do país.

Segundo fontes da Presidência italiana, Monti solicitou uma audiência com o chefe de Estado, Giorgio Napolitano, para amanhã, por volta das 11h locais (8h de Brasília), com este objetivo.

Com isso, o Parlamento italiano deve votar a posse do novo governo com Monti como primeiro-ministro já nesta quinta-feira, para tentar acalmar os mercados, onde o prêmio de risco da dívida italiana continua a disparar.

Nas últimas horas ganhou força a possibilidade de o próprio Monti assumir também o Ministério da Economia, tendo o apoio de quatro vice-ministros: Contas, Finanças, Tesouro e Participações Estatais.

O ex-comissário europeu deverá dar uma entrevista coletiva ainda nesta terça-feira para falar sobre as consultas realizadas em Roma no último dos dois dias de contatos com políticos e agentes sociais para preparar a formação do Executivo.

Monti se reuniu nesta terça com representantes dos dois principais partidos da Itália, o até agora opositor Partido Democrata (PD) e o Povo da Liberdade (PDL), liderado por Silvio Berlusconi, e depois conversou com Napolitano por mais de uma hora.

À tarde, o economista se reuniu com uma representação de sindicatos e empresários, à qual informou que já tinha chegado a um acordo com as legendas para constituir o próximo governo. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade