Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Mladic chega à Holanda para ser julgado em tribunal de Haia

Transferência ocorreu após Justiça sérvia rejeitar recurso solicitado pela defesa

Por Da Redação 31 Maio 2011, 15h59

O ex-comandante militar do Exército sérvio na Bósnia, Ratko Mladic, desembarcou na tarde desta terça-feira na Holanda após ter sido extraditado pela Sérvia. Pouco antes das 15 horas, no horário de Brasília, o avião com o ex-general desembarcou no aeroporto de Roterdã.

Na noite desta terça, o ex-chefe militar dos sérvio-bósnios foi levado ao alojamento penitenciário do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), segundo um comunicado anunciado pelo tribunal.

Mladic deve ser julgado pelo TPII, em Haia. Assim que chegar à corte, ele participará de uma audiência preliminar antes de serem iniciadas as preparações para o julgamento.

“A Sérvia cumpriu sua obrigação moral de extraditar Mladic”, disse a ministra de Justiça da Sérvia, Snezana Malovic. “Levar Ratko Mladic à justiça é uma satisfação para todas as suas vítimas e suas famílias”, completou.

Snezana assinou o expediente que autoriza a extradição ao TPII também nesta terça-feira. Um conselho judicial do departamento especial de crimes de guerra do Tribunal de Belgrado já havia rejeitado o recurso da defesa de Mladic contra a sua transferência. A apelação dos advogados, solicitada na segunda-feira, era baseada no frágil estado de saúde do ex-general, que padece de várias doenças crônicas.

Histórico – Ratko Mladic, 69 anos, foi detido na última quinta-feira na aldeia de Lazarevo, ao nordeste de Belgrado, por agentes de segurança da Sérvia após 16 anos de fuga.

O ex-general é acusado pelo Tribunal de Haia de genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade cometidos durante a Guerra da Bósnia (1992-1995). Entre eles, o massacre de 8.000 muçulmanos em Sbrenica, que estava sob proteção da ONU. Esta é considerada a pior atrocidade ocorrida na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

(Com agência Efe)

Continua após a publicidade
Publicidade