Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mitt Romney arrasa nas primárias de Porto Rico

Pré-candidato republicano vence eleição no estado livre neste domingo

A disposição de Mitt Romney de apoiar a adesão de Porto Rico aos Estados Unidos, assim como o apoio do governo local e sua atenção na economia, facilitaram que o pré-candidato republicano ficasse neste domingo com mais de 80% dos votos e os 20 delegados em jogo nas primárias deste estado livre associado.

“Ann (sua esposa) e eu estamos profundamente agradecidos à boa gente de Porto Rico por seu apoio. Com uma população maior que a de 22 estados, esta ilha contribui de muitas maneiras para a vitalidade de nosso país”, disse Romney após os resultados serem divulgados.

“Trabalhar para avançar nas fortunas desta ilha e melhorar a vida de todos os que vivem aqui será um grande objetivo de minha Presidência”, acrescentou em comunicado.

“Romney ganhou as primárias de Porto Rico”, confirmou José Menéndez Ortiz, comissário eleitoral do partido republicano local.

Com uma apuração de 44,08% no centro de acompanhamento eleitoral, Romney tinha 83,42% dos votos, Rick Santorum 7,74%, Newt Gingrich 2,07% e Ron Paul 1,11%.

O fato de contar com mais de 50% dos votos dá a Romney todos os delegados em jogo na ilha caribenha e lhe permite avançar nesta longa corrida pela nomeação à candidatura presidencial para enfrentar em novembro Barack Obama.

Com a clara vitória deste domingo, Romney tem o caminho mais aberto para a próxima primária do partido, que acontecerá na terça-feira em Illinois.

(com Agência EFE)