Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mississipi e Alabama são os próximos desafios de Romney

Santorum e Gringrich também apostam em reação nos estados do 'Velho Sul'

O moderado Mitt Romney defende sua condição de favorito em novas primárias que serão realizadas nesta terça-feira no Mississipi e no Alabama, dois estados do chamado ‘Velho Sul’, onde seus adversários Newt Gingrich e Rick Santorum prometem uma disputa acirrada.

Os três principais candidatos confiam em suas chances de obter a indicação do Partido Republicano para enfrentar o presidente Barack Obama nas eleições de 6 de novembro. Romney acha que já ganhou – ele tem aproximadamente 40% dos 1.144 delegados necessários para a nomeação -, Santorum garante que se trata de um duelo entre ele e o candidato moderado, enquanto Gringrich tem todas as suas esperanças depositadas neste estados.

Segundo o senador republicano Lindsey Graham, “matematicamente, tudo está quase terminado”. Em entrevista ao canal de televisão ABC no domingo, ele afirmou que “se Romney ganhar em Mississipi ou no Alabama, e ganhar em Illinois, acho que é virtualmente impossível que (as primárias) se prolonguem para além de maio”.

Oponentes – Mas os outros dois pré-candidatos não estão prontos para se render. Os três estão em uma competição apertada, com vantagem sutil para Romney, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto. Por ora, Romney ganhou em 17 estados contra sete vencidos por Santorum, dois por Gingrich e nenhuma vitória para o conservador Ron Paul. Na segunda-feira, Santorum estará em Biloxi, Mississipi, e depois irá ao Alabama. Gingrich também realizará comícios nos dois estados. Romney estará em Mobile, Alabama.

Diante de uma batalha que parece se eternizar dentro do Partido Republicano, os partidários de Barack Obama se mostram confiantes, mas devem enfrentar suas próprias dificuldades: segundo uma pesquisa publicada no domingo, a popularidade do presidente caiu para abaixo dos 50% devido à alta dos preços do combustível.

(Com agência France-Presse)