Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mineiros bloqueiam estradas de acesso a La Paz

Manifestantes querem que o governo reverta concessão de mina de estanho

As três principais estradas de acesso a La Paz estão bloqueadas desde a manhã desta terça-feira por um protesto de mineiros. Os manifestantes pressionam o governo boliviano a ceder o direito de exploração de uma mina de estanho na cidade de Colquiri, localizada a cerca de 150 quilômetros da capital. A manifestação fez com que a saída de ônibus da rodoviária fosse interrompida.

Diante da pressão, o governo convocou os líderes do movimento para encontrar uma solução. O ministro de Governo, Carlos Romero, afirmou que vai buscar o diálogo entre as partes. Ele expressou preocupação com a situação. Informou que houve prisão de protestantes armados com cartuchos de dinamite utilizados em mineração.

O destino da mina de Colquiri é a razão de uma disputa entre mineiros independentes, representados pela Federação das Cooperativas Mineiras da Bolívia, e os da empresa estatal Corporação Mineira da Bolívia (Comibol). Os manifestantes reivindicam o controle desde que o governo transferiu a exploração da jazida para a Comibol.