Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Milhares de pessoas lembram em Casablanca o dia palestino da terra

Casablanca (Marrocos), 1 abr (EFE).- Cerca de 20 mil pessoas, segundo a polícia, se reuniram neste domingo em Casablanca para comemorar de forma simbólica o Dia da Terra, no qual os palestinos protestam pela desapropriação de suas terras e o sistema de assentamentos judaicos.

A manifestação foi organizada pelo Grupo de Ação Nacional de Apoio ao Iraque e à Palestina, integrado por partidos políticos e associações próximas ao poder.

Durante mais de duas horas, os manifestantes percorreram a Avenida Muhammad VI gritando ‘Nunca reconheceremos Israel’, e desfraldaram bandeiras do movimento islamita palestino Hamas.

A passeata transcorreu de forma pacífica, com um serviço de segurança próprio e com separação entre homens e mulheres, que chegaram em ônibus de diferentes pontos do país.

Marrocos não mantém relações formais com Israel desde o fechamento, em outubro de 2000, dos ‘escritórios de enlace’ que ambos países tinham nas capitais respectivas, embora desde essa data tenha ocorrido ocasionalmente viagens de altos responsáveis israelenses ao Marrocos com o suposto fim de buscar uma mediação do país norte-africano no conflito do Oriente Médio. EFE