Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Milhares de mexicanos protestam contra Peña Nieto e resultados eleitorais

México, 7 jul (EFE).- Milhares de pessoas marcharam neste sábado pela avenida Paseo de la Reforma da capital do México rumo ao Zócalo, a principal praça pública do país, para protestar contra Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que ganhou as eleições presidenciais do domingo passado.

Os manifestantes saíram do monumento do Ángel de la Independencia com gritos de ‘fraude, fraude, fraude’, ‘Andrés, aguenta, o povo se levanta’ e ‘povo, escuta, esta é tua luta’, como manifestação de rejeição a Peña Nieto e de apoio ao candidato presidencial da esquerda, Andrés Manuel López Obrador.

Segundo os dados finais do cômputo oficial divulgados na sexta-feira, Peña Nieto ganhou as eleições com 38,21% dos votos, uma vitória que, no entanto, foi denegrida por denúncias de compra de votos em massa.

A manifestação foi convocada através das redes sociais e foi denominada ‘Marcha contra a Imposição’.

O movimento estudantil YoSoy132, que surgiu contra a figura de Peña Nieto, esclareceu que eles não convocaram esta mobilização.

Além disso, em outras cidades do país, foram registradas diversas mobilizações contra os resultados eleitorais.

O Instituto Federal Eleitoral (IFE) confirmou a vitória de Peña Nieto, antecipada nos resultados preliminares divulgados na segunda-feira passada. EFE