Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Milhares de jovens pedem ‘descriminalização’ da maconha na Argentina

Buenos Aires, 5 mai (EFE).- Milhares de manifestantes, em sua maioria jovens, se manifestaram neste sábado em Buenos Aires e em outras cidades da Argentina para reivindicar a ‘descriminalização já’ do consumo de maconha e ‘a autorização de seus usos medicinais’.

Os manifestantes marcharam da Praça de Maio, em frente à sede do Governo, até o Parlamento para pedir a legalização desta droga, no marco da marcha Mundial da Maconha, realizada em cerca de 200 cidades de diferentes países, disseram os organizadores.

Com bandeiras e cartazes que refletiam seus pedidos, os manifestantes reivindicaram a derrogação das normas que punem a plantação de maconha para consumo pessoal com penas de até 15 anos de prisão e exigiram a necessidade de diferenciar os consumidores de quem se dedica ao tráfico de drogas.

As mobilizações se repetiram em mais de 20 cidades da Argentina, da mesma forma que em distritos de países vizinhos.

Em março passado, o ex-chefe de Gabinete e senador governista Aníbal Fernández apresentou um projeto de lei que contempla a descriminalização da posse de drogas para consumo pessoal.

A iniciativa procura evitar que se criminalize a pessoa que consome já que ‘ela sofre de uma doença que tem que ser resolvida pelo Estado’, considerou o senador ao fundamentar seu projeto. EFE