Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Michelle Obama visita Nelson Mandela na África do Sul

Primeira-dama dos EUA faz viagem de seis dias pelo continente africano

A primeira-dama dos Estados Unidos foi recebida nesta terça-feira pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela na residência dele, em Joanesburgo. O encontro estava programado na agenda de Michelle Obama, que faz uma visita de seis dias ao continente africano, ao lado das filhas Sasha e Malia.

Michelle também visitou as instalações da Fundação Mandela, criada pelo líder do movimento contra o apartheid – a política segregacionista que existiu na África do Sul durante 46 anos. A guia da primeira-dama foi Graca Machel, mulher de Mandela.

Aos 93 anos, o ex-presidente aparece cada vez menos em público, em razão de sua saúde fragilizada, motivo de preocupação entre os sul-africanos. Em janeiro deste ano, uma pneumonia o obrigou a passar dois dias internado em um hospital de Joanesburgo. Contudo, as imagens divulgadas por sua fundação nesta terça, no encontro com Michelle, mostram um Mandela aparentemente bem.

Agenda – A primeira-dama americana chegou ao país na noite de segunda-feira, quando foi recebida por uma das mulheres do atual presidente sul-africano Jacob Zuma, na capital administrativa Pretória. Entre seus principais compromissos, estão ainda uma reunião com membros de uma associação de jovens africanas no bairro pobre de Soweto e uma visita a Robben Island, onde Mandela ficou preso.

Em seguida, Michelle irá a Botsuana, onde se reunirá com o presidente, Ian Khama, e fará um safari. A visita de Michelle à África é a segunda viagem oficial ao exterior que ela faz sem o marido, o presidente Barack Obama, com o objetivo de promover políticas dos Estados Unidos relativas à educação, saúde e pela defesa da democracia. A primeira foi ao México, em abril de 2010.

(Com agências Reuters e France-Presse)