
México, 22 jun (EFE).- O México destacou a necessidade de garantir ‘a integridade física do ex-presidente Fernando Lugo’, destituído nesta sexta-feira pelo Congresso do Paraguai, e pediu às forças políticas paraguaias que promovam o diálogo e evitem atos de violência.
‘É indispensável garantir a integridade física do ex-presidente Lugo e outorgar-lhe todas as garantias de lei correspondentes’, assinalou a Secretaria de Relações do México em comunicado.
O texto destaca o ‘valor e o civismo’ de Lugo, que respeitou a decisão do Senado paraguaio como forma de alcançar ‘uma solução à crise política pela qual atravessa seu país’.
O México reconheceu que o processo de destituição se desenvolveu de acordo com o procedimento estabelecido na Constituição, mas considera que não foram dados ‘o espaço e o tempo para a devida defesa, como requeria a transcendência da decisão que levou à remoção de seu cargo’.
Além disso, o Governo mexicano expressou o desejo de que entre as forças políticas ‘prevaleça o diálogo’ para evitar atos de violência.
A Chancelaria também expressou a solidariedade mexicana com o povo do Paraguai e seu ‘desejo de que esta situação seja resolvida em um marco de legalidade e entendimento’.
O Senado paraguaio destituiu Lugo por mau desempenho em suas funções pela morte de 11 camponeses e seis policiais durante a recuperação de uma fazenda ocupada. EFE