Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

México: líder do cartel Los Zetas em Veracruz é preso

México, 12 dez (EFE).- O suposto líder do cartel Los Zetas no estado de Veracruz – um dos ’37 criminosos mais perigosos’ do México – foi detido nesta segunda-feira na cidade de Córdoba, informou a Marinha mexicana (Semar).

Raúl Lúcio Hernández Lechuga, conhecido como ‘El Lucky’, foi capturado em uma operação terrestre em Córdoba, no estado de Veracruz, ‘como resultado de um intenso trabalho de inteligência’, apontou a Semar em um breve comunicado.

O detido, acrescentou a nota, exercia a liderança regional da organização Los Zetas, que age em vários estados mexicanos.

Junto com ‘El Lucky’ foram detidas mais pessoas em uma operação que, segundo a instituição, ainda está em andamento.

Fontes da Marinha disseram à Agência Efe que o delinquente será entregue à Procuradoria Geral da República (PGR) e apresentado nesta terça-feira pela Subprocuradoria de Investigação Especializada em Delinquência Organizada (Siedo).

Hernández Lechuga figurava na lista dos 37 criminosos mais procurados que a PGR publicou em março de 2009.

Sua detenção eleva a 22 o número de capturados, mas ainda estão em liberdade importantes figuras como Heriberto Lazcano Lazcano, conhecido como ‘Lazca’, e Miguel Ángel Treviño Morales, conhecido como ‘El 40’, números 1 e 2 do cartel Los Zetas.

Já o primeiro nome da lista do PGR é Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán, que se transformou no criminoso mais procurado em nível mundial desde que fugiu da prisão, em 2001.

O cartel Los Zetas nasceu como um braço armado do Cartel do Golfo, mas em março de 2010 rompeu com essa organização e desde então protagonizou alguns dos episódios de violência mais cruéis do país. EFE