Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Metade dos vândalos detidos em Londres é menor de idade

No total, até esta quinta-feira, há 500 indiciados e 1.581 presos em toda o país

A metade dos vândalos processados em Londres pelos distúrbios ocorridos desde o último sábado é menor de 18 anos, informou nesta quinta-feira a Scotland Yard. Somente na capital britânica, 922 pessoas foram detidas até agora, sendo que 240 delas já se apresentaram perante o juiz e foram processados. Devido ao grande número de prisões, pelo menos quatro tribunais de Londres ficaram abertos durante a noite para julgamentos. Ao todo, são 500 indiciados e 1.581 presos no país.

Entenda o caso

  1. • No dia 4 de agosto, um homem negro de 29 anos morreu após ser baleado por policiais em Londres. A polícia diz que estava tentando prender Mark Duggan quando ele reagiu, mas há versões que desmentem que a vítima estivesse armada
  2. • Dois dias depois, 120 pessoas se reuniram em uma marcha para protestar contra a morte de Duggan e pedir justiça. Porém, duas horas depois, gangues começaram a atacar policiais e depredar prédios, carros e bancos da cidade
  3. • Desde então, a onda de vandalismo se espalhou por diversos bairros de Londres e chegou até a outras cidades britânicas, com convocações feitas por meio de redes sociais na internet e mensagens de celular

Leia mais no tema ‘Vandalismo em Londres’

Em Nottingham (na região central da Grã-Bretanha), entre os acusados judicialmente está uma menina de 11 anos que já admitiu ter participado dos tumultos, quebrando vitrines de uma loja de roupas. Ela, que diz ter sido incitada por um grupo de jovens, cumprirá pena especial: após ficar sob a supervisão dos serviços sociais durante nove meses, ficará livre das acusações se, durante esse período, não cometer mais delitos. Em uma tentativa de justificar as ações, o pai da menina disse que, pela idade, ela é “facilmente manipulável”.

Além desta, em Nottingham foram detidos três meninos de 14 anos, acusados de desordens públicas e, em Birmingham, um menino de 15 anos está detido por ter aproveitado os distúrbios para roubar 13 pacotes de chicletes e 21 chocolates. A idade de responsabilidade criminal na Grã-Bretanha abrange menores de idades entre 10 e 17 anos, que só poderão ser processados em tribunais para adultos caso tenham cometido delitos mais graves como roubo, incêndios e violência.

Polícia – Também nesta quinta-feira, o primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou a ampliação dos poderes policiais, dando à corporação o poder de retirar panos, máscaras e capuzes utilizados para esconder os rostos das pessoas suspeitas de causarem tumultos.

O premiê, que interrompeu suas férias para uma reunião extraordinária com o Parlamento nesta quinta-feira, também disse que não descarta utilizar forças do Exército. “Minha responsabilidade é garantir que consideramos todas as eventualidades, incluindo se há tarefas que o Exército pode garantir e que daria mais liberdade à polícia na linha de frente.”

Os vândalos depredaram nos últimos cinco dias várias lojas e incendiaram prédios em diversas cidades britânicas, incluindo Londres, que vai sediar os Jogos Olímpicos de 2012. “A um ano dos Jogos, temos que mostrar que a Grã-Bretanha não é um país que destrói, mas um país que constrói, que não baixa os braços, um país que enfrenta, que não olha para trás, mas sempre para a frente”, destacou Cameron.

(Com agência EFE e Reuters)