Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Metade dos americanos se diz favorável ao casamento gay

Levantamento é divulgado em meio à pressão para que Obama se posicione

Uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos nesta terça-feira pelo Instituto Gallup mostrou que 50% dos americanos apoia o reconhecimento legal dos casamentos homossexuais – contra 48% contrários. A enquete foi publicada em meio a um debate para que o presidente americano, Barack Obama, revele sua posição sobre o assunto.

A pressão para que Obama declare seu apoio ao casamento homossexual aumentou nos últimos dois dias, depois o vice-presidente, Joe Biden, disse se sentir “cômodo” com a união entre pessoas do mesmo sexo e do secretário de Educação, Arne Duncan, também se afirmar favorável.

O apoio aos casamentos homossexuais varia muito em função do segmento social e ideológico. Enquanto 65% dos democratas e 57% dos independentes se posiciona a favor da legalização, só 22% dos republicanos a aceita. Além disso, as diferenças surgem em função da religiosidade dos americanos, já que 88% dos cidadãos sem identidade religiosa apoia o casamento homossexual, mas os contrários ganham espaço entre os católicos (47%) e, sobretudo, nos protestantes (59%).

Apesar da escala nacional, os partidários superam os oposicionistas, em um ano em que os favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo reduziram em três pontos. Em 2011, 53% dos americanos questionados era a favor e 45% contra. A enquete, realizada pelo instituto Gallup entre 3 e 6 de maio, perguntou a 1.024 pessoas de todos os estados do país a opinião sobre o tema. A pesquisa tem uma margem de erro de 3%.

(Com agência EFE)