Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Metade da cidade de Beirute foi danificada por explosão; veja fotos

Custos do dano podem variar entre 15 e 26 bilhões de reais; por volta de 300.000 pessoas estão sem abrigo

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 ago 2020, 11h13 - Publicado em 5 ago 2020, 11h12

O governador de Beirute, Marwan Abboud, afirmou nesta quarta-feira, 5, que a destruição causada pela explosão no porto da cidade se estendeu por pelo menos metade da capital libanesa. Segundo ele, os custos do dano podem variar entre 3 e 5 bilhões de dólares (15 e 26 bilhões de reais).

Em entrevista a jornalistas, Abboud afirmou que em toda a sua vida não viu uma destruição como essa tragédia, que por enquanto deixou pelo menos 100 mortos e mais de 4.000 feridos. O governador ainda comparou a destruição da cidade com o Japão após as bombas de Hiroshima e Nagazaki, jogadas pelos Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial.

Abboud estimou que por volta de 300.000 pessoas tenham tido suas casas destruídas ou parcialmente danificadas e tiveram que procurar abrigo em outros locais. O número é próximo da população total da área central da capital. Mais de 100 pessoas ainda estão desaparecidas.

Continua após a publicidade

A deflagração provocou uma enorme onda de choque que afetou milhares de casas e edifícios, destruindo vidro e paredes, levando grande parte da população daquela área da cidade a procurar abrigo em outro lugar.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, revelou em uma reunião com o presidente da República, Michel Aoun, que um carregamento desprotegido de nitrato de amônio de 2.750 toneladas foi a causa da tragédia, embora os motivos que levaram à explosão do fertilizante sejam desconhecidas.

Hoje é o primeiro dia de luto nacional decretado no país, em estado de emergência por duas semanas. O Conselho Supremo de Defesa libanês declarou ontem Beirute como uma “zona catastrófica”.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.