Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Merkel, Sarkozy e Draghi se reunirão antes da cúpula para aproximar posturas

Bruxelas, 7 dez (EFE).- Vários dirigentes europeus, entre eles Nicolas Sarkozy, Angela Merkel e Mario Draghi, realizarão na quinta-feira uma reunião prévia à cúpula da União Europeia (UE) para tentar aproximar posturas, segundo informaram nesta quarta-feira fontes comunitárias.

Os presidentes do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, também participarão da reunião, que precederá o jantar informal que abrirá a cúpula em Bruxelas às 16h30 (de Brasília).

Estes seis dirigentes formam o chamado Grupo de Frankfurt, depois que, junto com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, participaram no final de outubro nessa cidade alemã da despedida do presidente em fim de mandato do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, que foi substituído por Draghi.

Na reunião, os participantes tentarão aproximar posturas depois que funcionários alemães insistiram hoje em diminuir as perspectivas de um acordo, já que, segundo Berlim, ‘há atores que ainda não compreenderam a gravidade da situação’.

O Governo alemão mantém diferenças com as propostas que Van Rompuy apresentou ontem aos 27, em particular sobre como seria uma reforma dos tratados comunitários para carimbar a disciplina fiscal dos países da zona do euro e sobre a possibilidade de emitir títulos de dívida comum a longo prazo.

Sarkozy e Merkel enviaram hoje uma carta conjunta a Van Rompuy na qual detalham as ideias que propuseram na segunda-feira passada, entre as quais aparecem vários mecanismos para garantir a disciplina fiscal dos países, mas também a harmonização do imposto de sociedades entre os membros do euro. EFE