Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Merkel: a amizade franco-alemã é ‘uma das mais importantes’

A amizade entre França e Alemanha, países que festejarão domingo o 50º aniversário de sua reconciliação, é “uma das mais importantes a nível internacional”, declarou este sábado a chanceler alemã Angela Merkel.

Ao assinar a reconciliação entre os dois países, os ex-dirigentes francês e alemão, Charles de Gaulle e Konrad Adenauer respectivamente, “ousaram começar do zero; um novo começo extraordinário que levou, a nível internacional, a uma das amizades mais importantes, a amizade franco-alemã”, ressaltou.

Os presidentes deram mostras da “valentia e clarividência”, acrescentou a chanceler em mensagem de vídeo divulgada a cada sábado em seu site.

“Deixaram de lado as dúvidas que muitos tinham”, insistiu. Era “um passo essencial no caminho para uma Europa reunificada e nisso trabalhamos juntos, França e Alemanha”.

“Também fazemos isso frente aos desafios atuais”, considerou Merkel, se referindo à crise da zona do euro.

Merkel e o presidente francês François Hollande estarão em Reims (leste da França) nesse domingo para celebrar o quinquagésimo aniversário da reconciliação franco-alemã, assinada dia 8 de julho de 1962 na catedral.

Em entrevista ao jornal regional francês L’Union, Hollande considerou que a relação franco-alemã não devia ser “uma diretriz” que decidisse pela Europa.

“Não devemos conceber nossa relação como uma diretriz que faria com que a França e Alemanha decidissem sozinhas pela Europa”, declarou o presidente Hollande.