Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Merenda envenenada mata 22 crianças na Índia

Outros 25 estudantes estão hospitalizados; cozinheira também morreu

Pelo menos 22 crianças, com idades entre 4 e 12 anos, morreram por intoxicação após comer um almoço envenenado oferecido em uma escola primária do leste da Índia, anunciou nesta quarta-feira o secretário de Educação do estado de Bihar, P. K. Shahi. Vinte e cinco estudantes continuam hospitalizados, três deles em estado crítico. O ministro da Educação da Índia, M.M. Pallam Raju, disse que uma cozinheira da escola também morreu. O episódio provocou protestos violentos nas ruas.

Leia também:

Leia também: Índia considera mortas quase 6 mil pessoas desaparecidas em inundações

“É triste, mas é verdade que 22 crianças morreram depois do almoço na escola, que aparentemente era venenoso”, disse o ministro. As autoridades locais abriram uma investigação sobre a tragédia. “Nós achamos que algum tipo de inseticida foi acidental ou intencionalmente misturado à comida, mas isso será esclarecido por meio de investigações”, disse R.K. Singh, superintendente médico do hospital infantil da capital do Estado, Putna.

De acordo com testemunhas, as crianças começaram a passar mal pouco depois do almoço à base de arroz e lentilhas preparado no próprio colégio. “Assim que meu menino voltou para casa da escola, nós corremos para o hospital. Ele estava vomitando e disse que o estômago doía”, disse Raja Yadav, o pai de um dos alunos.

Protestos – O diretor da escola fugiu após as mortes virem a público e foi demitido, disse o secretário de educação de Bihar, P.K. Shahi, em coletiva de imprensa. Centenas de pessoas protestaram diante da sede do governo local. TVs locais flagraram dezenas de moradores tomando as ruas de Chapra, atirando pedras em um posto policial e ateando fogo em um ônibus e em um boneco do governador de Bihar, Nitish Kumar.

A causa exata das mortes será revelada somente depois de análises em amostras da comida e exumação dos corpos, afirmaram médicos e autoridades do governo.

Distribuição de comida – Em vários dos 29 estados da Índia, os governos locais oferecem refeições gratuitas às crianças nas escolas para combater a pobreza generalizada. Bihar é considerado um dos estados mais pobres da Índia.

Os educadores consideram que a distribuição da comida aumenta substancialmente a frequência dos alunos. Porém, são frequentes os casos de mal-estar sofridos pelas crianças em consequência da falta de higiene em várias escolas, além da má qualidade da comida.

(Com agências France-Presse e Reuters)