Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Responsável pelo discurso de Melania Trump se desculpa por plágio

A mulher de Trump proferiu um discurso na segunda-feira que usava frases iguais a uma fala de Michelle Obama, na campanha democrata de 2008

Uma funcionária da Organização Trump assumiu, nesta quarta-feira, a responsabilidade pelo discurso de Melania Trump que usou frases plagiadas de uma fala de Michelle Obama, em 2008. Em nota distribuída pela campanha do republicano, Meredith McIver se desculpou pelo ocorrido e disse ter oferecido sua demissão a Donald Trump, que a recusou.

No discurso proferido na segunda-feira, Melania repetiu algumas passagens idênticas às ditas por Michelle há oito anos, quando seu marido ainda concorria pela indicação democrata para a eleição presidencial. O pedido de desculpas oficial da autora do texto marca uma mudança de postura na campanha de Trump. Na terça-feira, Paul Manafort, assessor do republicano, negou as acusações de plágio e acusou a campanha da candidata democrata, Hillary Clinton, de ter espalhado o rumor.

Leia também:
Mulher de Trump plagia discurso de Michelle Obama
Donald Trump é nomeado candidato do Partido Republicano
‘Vamos ganhar’, diz Trump no 1º dia da Convenção Republicana

Na nota oficial, Meredith McIver afirmou que as similaridades entre os dois textos ocorreram após Melania ler o discurso da primeira-dama democrata como um exemplo de “pessoas que a inspiraram e mensagens que ela gostaria de dar ao povo americano”. A assessora teria copiado as passagens em seu caderno de anotações e “depois incluído algumas das frases no rascunho, que acabou se tornando o discurso final” da mulher de Trump.

“Este erro foi meu e me sinto terrivelmente mal pelo caos que causei à Melania, aos Trumps e à senhora Obama”, afirmou a escritora. Meredith declarou que ofereceu sua demissão na terça-feira, mas Trump descartou-a, alegando que “pessoas cometem erros” e que “precisamos aprender e crescer com essas experiências”.

(Com Estadão Conteúdo)