Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marrocos desmantela rede terrorista ativa em várias cidades do país

Rabat, 5 mai (EFE).- Uma rede terrorista que estava ativa em várias cidades do Marrocos foi desmantelada pela polícia, informou neste sábado o Ministério do Interior do país em comunicado divulgado pela agência de notícias ‘MAP’.

Não está claro quantas foram as pessoas detidas, mas o comunicado indica que a rede é dirigida por um dos líderes do ‘Movimento de Mujahedins do Marrocos’, ao qual não identifica.

Sobre o indivíduo, pesavam vários mandados de busca e apreensão nacionais e internacionais, emitidos pelo menos em 2003 e 2010, e tinha conseguido introduzir no país ‘uma certa quantidade de armas’.

Sempre segundo o comunicado, a rede estava em contato com outras organizações terroristas internacionais e tinha uma série de ‘projetos terroristas’, supostamente no interior do país.

Os detidos passarão à disposição judicial ao término da investigação da promotoria.

Segundo a Lei Antiterrorista vigente no Marrocos desde 2003 (pouco tempo depois do atentado terrorista múltiplo de Casablanca), os suspeitos por terrorismo podem permanecer até 12 dias em poder da polícia antes de serem apresentados a um juiz.

Os desmantelamentos de comandos terroristas têm sido frequentes no Marrocos nos dois últimos anos, e os julgamentos se encadeiam uns com outros em condições procedimentais criticadas com frequência pelos organismos de direitos humanos, que denunciam o não cumprimento de requisitos mínimos de equidade. EFE