Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maratona de Boston é a mais antiga do mundo

Duas explosões ocorreram perto da linha de chegada da prova. Neste ano, a competição teve mais de 28.000 competidores, 131 brasileiros

Entre as competições de corrida dos Estados Unidos, a Maratona de Boston é a mais famosa do país. Iniciada em 1897, é considerada a mais antiga maratona anual do mundo e recebe cerca de 27.000 participantes e 500.000 espectadores todos os anos, na terceira segunda-feira de abril, no feriado chamado de “Dia dos Patriotas”. A data comemora a primeira batalha da Guerra de Independência dos Estados Unidos.

Na edição deste ano, a competição teve mais de 28.000 competidores, 131 brasileiros. Os vencedores foram Lelisa Desisa, da Etiópia, e Rita Jeptoo, do Quênia

Leia mais:

Explosões deixam dois mortos na linha de chegada da maratona de Boston

Confira fotos do socorro logo após as explosões

A competição faz parte da prestigiosa “World Marathon Majors”, um campeonato de seis competições anuais criado em 2006 e realizadas em Chicago, Londres, Boston, Nova York, Berlim e Tóquio. No calendário da competição, ela é a segunda do ano – a primeira é realizada em fevereiro, na capital do Japão. Em Boston, o percurso de 42,19 quilômetros não muda há anos e passa por oito cidades do estado de Massachussets, começando em Hopkinton e terminando na Copley Square.

Para se inscrever na maratona organizada pela Associação Atlética de Boston, os corredores com mais de 18 anos e de qualquer nacionalidade precisam passar por uma qualificação de tempo e completar uma maratona certificada por um órgão filiado à Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Explosões – Nesta segunda-feira, duas explosões foram registradas perto da linha de chegada. O hotel sede da competição foi bloqueado e duas mortes e dezenas de feridos foram registradas até o momento. De acordo com a rede americana CNN, as explosões ocorreram mais de uma hora depois de os primeiros colocados cruzarem a linha de chegada.