Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Manobra de piloto evita colisão de aviões e salva 892 pessoas

Por erro da tripulação, aeronaves ficaram exatamente na mesma altitude e em sentidos opostos

Um piloto italiano da Air Seychelles foi considerado um herói pela companhia onde trabalha por ter evitado uma colisão entre dois aviões em pleno ar — o que provocaria a morte de 892 pessoas.

Conforme o Daily Mail, o capitão Roberto Vallicelli estava sobrevoando as Ilhas Maurício em um Airbus 330 quando precisou fazer uma curva brusca para desviar de um Airbus A308 (o maior avião de passageiros do mundo), da Emirates, que vinha em direção contrária.

Segundo o site Avian Herald, especializado no tema, o erro se originou da tripulação da aeronave da Emirates, que informou a altitude errada aos controladores aéreos.

Os alertas dispararam com a proximidade dos dois aviões e o piloto italiano executou a manobra. As aeronaves se cruzaram na mesma altitude, mas a 14 quilômetros de distância. O quase acidente ocorreu na última sexta-feira, 14. 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. MAYNARD BRASIL

    O avião esta errado, não é Airbus A308 e sim A380, acho que foi na digitação.

    Curtir

  2. Jose Tavares

    ” eles quase se chocaram pois estavam na mesma altitude a 14 km de distância ..”
    Bacana..esse texto…!!!

    Cada vez pior…….

    Curtir

  3. juverto rodrigues zangerolamo

    Parabéns ao capitão italiano!

    Curtir

  4. Tavares, é que na velocidade deles, 14 km são percorridos em 52 segundos. Além do mais, 14 km foi a distancia quando do cruzamento.

    Curtir

  5. Adelson Brandao Neves

    Foi o piloto ou o TCAS das aeronaves, que em situação assim manobram os aviões em direções opostas? Os TCAS se comunicam e tomam decisões se os pilotos não fizerem antes. No caso da colisão do Boeing da GOL com o Legaci, o TCAS do Legaci estava desligado, por isso aconteceu o acidente.

    Curtir

  6. luiz alberto dirschnabel

    Este sim e’ um cara que merece aplausos, um ser humano de verdade.

    Curtir