Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Manifestantes ocupam ruas de Chicago contra Otan

Ao menos 3 mil manifestantes ocuparam as ruas de Chicago nesta sexta-feira para exigir mais impostos para os ricos e o fim das guerras para que os governos possam oferecer mais assistência aos cidadãos.

Os manifestantes bloquearam o tráfego no bairro financeiro da cidade, enquanto as principais avenidas de Chicago eram fechadas para facilitar a chegada dos líderes de 50 países que participarão da Cúpula da Otan, no domingo e na segunda-feira.

“De quem são as ruas? São nossas!” – gritavam os manifestantes diante de policiais a cavalo ou de bicicleta, enquanto curiosos fotografavam a situação.

Dezenas de grupos – procedentes de Europa, Canadá, Guatemala e até Coreia do Sul – participaram da manifestação e pediram um imposto “Robin Hood”, que permitiria arrecadar até 350 bilhões ao ano para serviços de saúde, educação e outras necessidades básicas.

“O dinheiro que se gasta em defesa e guerra nos dias de hoje comparado aos recursos dos serviços sociais é totalmente distinto”, disse Craig Nisbet, 27 anos, que veio de Toronto com amigos.

O agente John Mirabelli, do departamento de Polícia de Chicago, revelou que “até o momento tudo está muito pacífico”.