Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mais de mil pessoas são resgatadas em Houston

Segundo o o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS), a tempestade deixou pelo menos cinco mortos

Mais de mil pessoas foram resgatadas das inundações que tomaram conta de Houston, no Texas, neste domingo. O estado americano foi atingido pelo furacão Harvey, que destruiu telhados, cortou árvores, desencadeou tornados e rápidas inundações e cortou a energia de quase 230 mil pessoas na noite de sábado.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS), a tempestade deixou pelo menos cinco mortos e dezenas de feridos ao passar pela cidade de Houston. Apesar de o NWS relatar cinco mortes, o Escritório do Xerife do condado de Harris, ao qual Houston pertence, só confirmou uma vítima fatal pelo furacão.

Autoridades pediram que moradores fiquem fora das ruas de Houston e outras cidades do sudeste do Texas enquanto chuvas inundavam estradas e grandes intersecções. Os serviços de emergência em Houston disseram às pessoas que escalem os telhados de suas casas em vez de entrarem nos sótãos para escapar rapidamente das águas. As autoridades alertaram os mais de 2 milhões de habitantes da cidade para não deixarem as casas porque muitas estradas estão debaixo d’água.

A produção de petróleo e gás foi amplamente interrompida no Estado, gerando altas de preços nos postos de gasolina. “Há um número de pessoas isoladas nas ruas, chamando pelo 911 (emergência), esgotando os recursos necessários. Você pode ajudar ficando fora das ruas”, disse o prefeito de Houston, Sylvester Turner, no Twitter.

O aeroporto de Houston, William P. Hobby Airport, está fechado até quarta-feira (30), segundo o governo local. As pistas de pouso e decolagem estão “totalmente inutilizáveis” devido ao alagamento. 

 (Com EFE e Reuters)