Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mais de 20 mil participam de ato em Frankfurt contra cortes de gastos na UE

Berlim, 19 mai (EFE).- Mais de 20 mil pessoas participaram neste sábado de manifestação em Frankfurt, na Alemanha, contra a política de cortes de despesas sociais que vêm acontecendo em países da União Europeia.

Segundo a polícia, que montou forte aparato para acompanhar o ato, cerca de 20 mil manifestantes se reuniram, enquanto os organizadores calculam em 25 mil o número de presentes. Em sua maior parte o ato foi pacifico, contudo, alguns pequenos conflitos foram registrados.

Cerca de 5 mil policiais foram descolados para acompanhar a manifestação. Para evitar tumultos, duas estações de metrô também foram fechadas O protesto deste sábado era a única autorizada a acontecer na cidade, já que outros realizados nos últimos dois dias estavam proibidas.

Nesta sexta-feira, a polícia da cidade repreendeu protestos nas cercanias do Banco Central Europeu (BCE) e deteve cerca de 400 pessoas.

Os protestos foram iniciados pela organização ‘Blockupy’, formada por organizações de esquerda. Além das políticas de cortes da zona europeia, o ato também questiona o desmantelamento do estado de bem-estar e as ajudas aos bancos falidos. EFE