Clique e assine a partir de 9,90/mês

Maduro inaugura canal de TV das Forças Armadas

Presidente venezuelano investirá 8,5 milhões de dólares em mais um meio de comunicação destinado a propagandear o próprio governo

Por Da Redação - 29 dez 2013, 12h45

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, inaugurou neste sábado a emissora de TV das Forças Armadas, mais um canal de propaganda do chavismo. Investimento de 8,5 milhões de dólares, a emissora deve começar a transmitir sua programação a partir de janeiro por serviços de TV por assinatura. Na grade, documentários, novelas, séries de outros canais estatais e – é claro – programas de exaltação aos militares venezuelanos e ao ex-presidente Hugo Chávez.

“Em memória do nosso comandante (Hugo) Chávez, declaramos inaugurado o canal da Força Armada Nacional Bolivariana, a TV FANB”, disse Maduro nas instalações da nova emissora, em Caracas.

Os militares venezuelanos já dispõem de meios de comunicação, entre eles a rádio Tiuna, que começou suas transmissões em 2006. Em 2013, foi lançada “A Voz da Força Armada Nacional Bolivariana”, uma estação de rádio com 13 filiais no país.

Analistas avaliam que Maduro foi o responsável por um “reposicionamento” do governo em sua relação com a imprensa, mantendo a linha chavista, mas com “outros mecanismos de pressão” – Chávez cuidava, ele próprio, de estrelar a propaganda chavista em programas de rádio e televisão com horas de duração. Logo nos primeiros meses do governo de Maduro, o único canal crítico do chavismo, a Globovisión, foi vendido, após anos sob pressão de Hugo Chávez.

Continua após a publicidade

(Com Agência France-Presse)

Publicidade