Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Louisiana realiza primárias com Santorum como favorito

Washington, 24 mar (EFE).- A disputa presidencial republicana dos Estados Unidos continua neste sábado no estado sulista e conservador da Louisiana, onde as urnas já estão abertas e Rick Santorum, ávido por um triunfo para frear a boa sequência de Mitt Romney, parte como favorito nas pesquisas.

As primárias da Louisiana são fechadas, o que significa que somente podem votar os eleitores registrados como republicanos.

Um total de 20 delegados será repartido proporcionalmente entre os candidatos em função dos resultados de hoje e outros 26 na convenção estadual prevista para abril.

As pesquisas favorecem Santorum, ex-senador pela Pensilvânia, neste estado de perfil conservador.

O site de informação política ‘RealClearPolitics’, que elabora uma média de todas as enquetes, dá a Santorum uma vantagem de dez pontos sobre Romney, ex-governador de Massachusetts, e de 18 sobre o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich.

Enquanto isso, uma pesquisa divulgada ontem pelo American Research Group realizada com 600 prováveis eleitores e com uma margem de erro de 4%, aponta que Santorum tem 43% de apoio na Louisiana contra 27% de Romney.

Santorum precisa de um triunfo hoje após as contundentes vitórias de Romney nas primárias de Porto Rico e Illinois.

O ex-senador foi muito criticado por seus rivais esta semana por comentários nos quais sugeriu que preferiria um segundo mandato do presidente Barack Obama a ter Romney na Casa Branca.

São necessários 1.144 delegados para garantir a nomeação presidencial republicana na convenção que o partido realizará em agosto em Tampa, na Flórida

Segundo as últimas estimativas da emissora ‘CNN’, Romney tem até agora 562 delegados, seguido de Santorum (249), Gingrich (137) e do legislador texano de ideias libertarias Ron Paul (71). EFE