Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Liga Árabe nomeia ex-ministro palestino ajudante de Kofi Annan para a Síria

Por Da Redação 5 mar 2012, 10h14

Cairo, 5 mar (EFE).- O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby, anunciou nesta segunda-feira que o ex-ministro palestino de Relações Exteriores, Nasser al Qudua, será o auxiliar do enviado especial da organização e da ONU para a Síria, Kofi Annan.

Em comunicado, Al Arabi expressou sua confiança de que Qudua ‘seja capaz de cumprir com esta importante missão em meio às perigosas condições na Síria’.

O responsável árabe explicou que o ex-chanceler foi eleito de maneira conjunta com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e que Annan foi consultado.

Al Arabi disse que espera que os dois enviados consigam ‘acabar com a violência e os ataques aos direitos humanos na Síria e ajudem à população a encontrar uma solução pacífica à crise’, garantindo a estabilidade do país sem a intervenção estrangeira.

Na próxima quarta-feira, Annan deve chegar ao Cairo para iniciar consultas sobre a nova missão, e em seguida partirá para a Síria.

Segundo a ONU, mais de 7.500 pessoas já morreram na Síria vítimas do conflito que começou em março do ano passado, embora os grupos opositores calculem que esse número já supera 8.500. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade