Liga Árabe decide manter missão de observadores na Síria

A Liga Árabe decidiu manter a missão de observadores na Síria, apesar das críticas envolvendo a sua eficiência, segundo um comunicado divulgado neste domingo pela organização.
O comitê ministerial da Liga encarregado do caso sírio decidiu “dar aos observadores o tempo necessário para manterem sua missão conforme o protocolo”, após analisar o primeiro relatório do chefe dos especialistas, o general sudanês Mohamad al-Dabi.
O plano árabe, aceito pelo regime de Bachar al-Assad, tem o objetivo de pôr fim à violência, libertar os presos, retirar o Exército das cidades e conseguir a livre circulação, em todo o país, dos 163 observadores e dos jornalistas.
Após a reunião no Cairo, o comitê ministerial também pediu ao governo sírio e aos grupos armados que encerrassem “imediatamente todos os atos de violência”.
A oposição síria pediu à ONU que envie ao país sua própria missão, e acusou os observadores de serem manipulados pelo regime de Assad, e a Liga, de ser incapaz de conter a violência.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)