Clique e assine a partir de 9,90/mês

Líderes da Al Qaeda são indiciados por tentativa de ataque a metrô de NY

Segundo a justiça americana, os três militantes organizavam atentados no ocidente

Por Da Redação - 7 jul 2010, 16h20

Três dirigentes da Al Qaeda foram indiciados nesta quarta-feira pela justiça americana por um atentado frustrado contra o metrô de Nova York em setembro do ano passado, anunciou a procuradoria-geral dos Estados Unidos.

Segundo um comunicado, “a ação foi planejada por Saleh al-Somali, Rashid Rauf e El Shukrijumah: três homens que dirigiam o programa de operações externas da Al Qaeda. Ou seja, os ataques terroristas contra os Estados Unidos e outros países ocidentais.”

O complô consistia em “organizar atentados suicidas em Nova York utilizando explosivos artesanais”, precisa o documento.

Terrorista – Segundo o jornal The New York Times, o Departamento de Estado americano já ofereceu, há alguns anos, uma recompensa de U$ 5 milhões por informações que levassem à captura de Shukrijumah. Mas, o militante vinha despistando as autoridades desde 2003, quando o FBI emitiu um alerta contra ele.

Shukrijumah foi identificado como um líder terrorista durante os interrogatórios de Khalid Shaikh Mohammed, que confessou ter planejado os ataques de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

(Com Agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade